space
Nesta Seção: Investimentos Financeiros - Recibo de Depósito Bancário
Voltar para:

    seta  Índices Econômicos (Conceitos)
seta  ICV (DIEESE)
seta  IGP-DI (FGV)
seta  IGP-M (FGV)
seta  INCC (FGV)
seta  INPC (IBGE)
seta  IPC (FIPE)
seta  IPC (FGV)
seta  IPCA (IBGE)
seta  Salário Mínimo (Série Histórica)
seta  Salário Mínimo Regional (Série)
seta  Poupança (Série Histórica)
space
Atualizado em: 25/Ago/2010
RECIBO DE DEPÓSITO BANCÁRIO
Noções Básicas Sobre Investimentos Financeiros
(Modalidades Principais)
Perguntas e Respostas (FAQs)


Respostas

1 - O que é RDB?
Enquanto o CDB é um título negociável e transferível, o RDB - Recibo de Depósito Bancário é um simples recibo.

2 - Qual o prazo mínimo para aplicação e resgate do RDB?
O prazo mínimo varia, dependendo do tipo de remuneração contratada.

3 - Qual o interesse dos bancos pelo RDB?
Através dos RDBs as instituições finaceiras obtêm recursos para cobrir o montante aplicado nos cheques especiais e para obterem liquidez em época de escassez de crédito. Os bancos podem dispor dos recurso de maneira mais flexível comparativamente aos da Caderneta de Poupança, em que parte dos recursos são dirigidos ao finacimanto imobiliário.

4 - Como é calculada a rentabilidade dos RDBs?
Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) e os Recibos de Depósito Bancário (RDB) são títulos privados representativos de depósitos a prazo feitos por pessoas físicas ou jurídicas. Podem emitir CDB os bancos comerciais, múltiplos, de investimento, de desenvolvimento e a Caixa Econômica Federal. Podem emitir RDB, além desses, as sociedades de crédito, financiamento e as cooperativas de crédito a seus associados.
Com prazo de vencimento predefinido, o RDB conta com rentabilidade fixada no ato de sua emissão, pré ou pós-fixada. Assim, no final do prazo contratado, o investidor recebe o valor aplicado (principal), acrescido da remuneração prevista.
O registros dessas operações de empréstimo é realizado pela CETIP - Central de Cusódia e Liquidação de Titulos Privados).

5 - O governo garante aplicações em RDBs?
O Fundo Garantidor de Crédito garante o valor aplicado até o limite de R$ 250 mil, por CPF. Ler mais detalhes em: FGC / Limite de Garantia.

6 - Qual o prazo mínimo para as aplicações de RDB prefixado?
O prazo pode ser curto (mínimo 30 dias), médio ou longo. Caso se queira resgatar o título antes do vencimento, deve-se consultar a instituição financeira sobre a negociação da taxa. O I.O.F. será cobrado de acordo com uma tabela regressiva para títulos resgatados antes de 30 dias.

7 - Existe cobrança de IR nos RDBs?
O imposto de Renda é aplicado de acordo com o seguinte critério: 1 - Aplicações até 180 dias: 22,5%; 2 - Aplicações até 181 a 360 dias: 20%; 3 - Aplicações até 361 a 720 dias: 17,5%; 4 - Aplicações acima de 720 dias: 15%.
Os tributos são recolhidos pela instituição finaceira.

8 - Qual o valor mínimo para se aplicar em RDBs?
Normalmente pode-se investir em CDBs a partir de R$ 1.000,00. Deve-se negociar com a instituição as taxas de remuneração vez que quanto maior o valor investido maiores serão as taxas de remuneração. Caso contrário, para valores pequenos, menores serão as taxas e, consequentemente, a atratividade.

9 - Qual a principal diferença entre CDB e RDB?
O CDB, sendo um título, pode ser negociado por meio de transferência. O RDB é inegociável e intransferível.
space